Pular para o conteúdo principal

QUEM SOMOS

Cada vez de forma mais constante, em especial a partir do século XXI, a consciência ambiental empresarial vem tomando forma e mesmo fazendo parte de programas de certificação de qualidade. Paralelamente, as legislações e normas ambientais têm se tornado mais amplas e rígidas, bem como o próprio Meio Ambiente como o conhecemos vêm sofrendo diversas mudanças negativas, algumas, inclusive, irreversíveis. 

Pensando nisso, cada vez mais se torna necessária a formação de equipes especializadas que possam ajudar as pequenas, médias e grandes empresas a se adequarem ambientalmente, tanto no sentido legal quanto no sentido de qualificação e de preservação ambiental. 


Considerando este cenário, a TC AMBIENTAL trata-se de uma empresa no ramo de Engenharia de Meio Ambiente e Saneamento, criada com o objetivo de prestar serviços de qualidade no setor e de transmitir seus conhecimentos técnicos a clientes dos mais variados setores (construção civil, indústria, transporte, abastecimento de água e de combustíveis, entre outros). 


Somos uma empresa acessível sob todos os aspectos, capaz de atender a necessidade de todos os atuantes no mercado - desde microempreendedores a empresas de grande porte - tanto com relação a estudos ambientais quanto com relação a documentações relacionadas em geral. 


Se você está buscando legalizar a sua empresa e/ou sua atividade produtiva, conte conosco para adequar toda a sua documentação ambiental, e ainda transmitir um conhecimento permanente, tornando a sua empresa completamente independente à respeito da Gestão Ambiental. 


EQUIPE


Thays Carvalho
Sócia - Diretora 
Engenheira Sanitarista e Ambiental graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Pós-Graduanda em Gestão da Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recebi uma notificação ambiental!

Anteriormente, vimos falando sobre as licenças ambientais, outorgas e sua obrigatoriedade perante os diversos órgãos fiscalizadores. Quando um empreendimento não se regulariza ou até busca o licenciamento, porém de forma inadequada, o órgão ambiental responsável emite uma notificação ambiental.  A notificação ambiental é, portanto, um instrumento legal do órgão ambiental responsável (municipal, estadual ou federal) a fim de comunicar uma inadequação ambiental e fornecer um prazo para a adequação. Existem vários momentos em que o órgão ambiental se vale disso, e, portanto, vejamos os principais: 1. Processo de licenciamento ambiental inadequado ou de baixa qualidade. Muitas vezes, diversos empreendimentos buscam alternativas mais "fáceis" para realizar a regularização ambiental de sua atividade. Sabendo que precisam do licenciamento ambiental, não busca profissionais habilitados e qualificados. Isso faz com que o processo não possua todos os estudos necessár

Atividades licenciáveis/ qual tipo de licença?

No último tópico, falamos sobre  o significado do licenciamento ambiental.  Agora, vamos entender um pouco mais sobre quais atividades estão sujeitas a licenciamento ambiental.  Relembrando, todo empreendimento que realize atividades que causem impactos ambientais, seja de grau baixo, médio ou alto, necessita recorrer aos órgãos ambientais para providenciar a sua devida licença ambiental. Em linhas gerais, as principais atividades passíveis de licenciamento ambiental são:  - Indústrias de todos os segmentos; - Shoppings;  - Supermercados; - Postos de Gasolina; - Cemitérios; - Condomínios residenciais; - Residências; - Condomínios comerciais; - Transportadoras (resíduos e produtos perigosos e não perigosos); - Mecânicas automobilísticas; - Atividades de comércio de produtos perigosos; - Aterros sanitários e industriais; - Destinadores finais de resíduos em geral (resíduo vegetal, resíduo da construção civil) - Dedetizadoras; - Lavagem de veículos; - Extração mineral

Quando o processo de licenciamento ambiental é negado

Na última postagem, falamos sobre as autuações e notificações ambientais. Quando não atendidas nos prazos estipulados, o órgão ambiental responsável poderá requerer o indeferimento do processo. Mas, isso significa que a atividade não poderá operar mais dali em diante? Nem sempre.  Existem alguns fatores que podem implicar em uma recusa de processo, sendo os principais: 1. Notificação ambiental não atendida; 2. Processo aberto de forma inadequada ao empreendimento de interesse; 3. Descumprimento de legislação ambiental alheia durante o andamento do processo. Notificação ambiental não atendida: Se um empreendimento realizou a abertura de determinado processo de licenciamento e não cumpriu as notificações ou autuações emitidas pelo órgão ambiental, isso significa automaticamente uma inadequação perante as leis ambientais, e, por isso, as autoridades recusam o processo, anulando-o e arquivando-o. Esse indeferimento é comunicado ao empreendimento formalmente, atra